segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Benefícios da Cenoura



Benefícios da cenoura
Por: Tatiana Zanin
Um dos principais benefícios da cenoura é que ajuda a fortalecer a saúde dos dentes e da boca. Isto acontece especialmente quando a cenoura é ingerida crua devido ao ato de morder a cenoura que raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas presas dos dentes.
Além disso, a cenoura crua também estimula a produção de saliva que, sendo alcalina, equilibra a quantidade de bactérias na boca, protegendo também contra as cáries. No entanto, a cenoura também possui outros benefícios como:
  • Ajudar a alcançar o bronzeado mais rapidamente: a cenoura é rica em betacaroteno e, por isso, estimula a produção de melanina, o pigmento que dá a cor mais escura para a pele;
  • Manter a pele hidratada: devido à presença de antioxidantes e vitamina A, melhora a qualidade da pele prevenindo a formação precoce de rugas, pele seca e manchas;
  • Ajudar a emagrecer: tem poucas calorias e contém muitas fibras, contribuindo para a redução da fome frequente;
  • Prevenir doenças cardiovasculares: é rica em carotenóides, substâncias antioxidantes que evitam o envelhecimento das células, prevenindo o surgimento de doenças do coração;
  • Reduzir colesterol: devido à sua composição rica em fibras, evita a absorção de colesterol.
A cenoura é um vegetal que pode ser consumido em forma de suco ou purê, podendo também ser utilizado em saladas e bolos.

Informação Nutricional da Cenoura

A informação nutricional da cenoura se encontra na tabela abaixo e permite verificar que a cenoura é um alimento com poucas calorias, rico em água, sem gorduras e com uma boa quantidade de fibra.
ComponentesQuantidade por 100 g de cenoura
Benefícios da cenoura para a saúde
Energia19 caloriasExcelente para ser usada em dietas de emagrecimento.
Água92 gÓtimo alimento para combater a retenção de líquidos, tratar prisão de ventre e hidratar a pele.
Proteínas0,6 gNão sendo boa fonte de proteínas, possui alguns aminoácidos importantes.
Gorduras0 gMuito bom alimento para quem tem colesterol alto.
Carboidratos4,4 gVegetal que pode ser consumido por diabéticos, especialmente quando crú, por ter baixo índice glicêmico.
Fibras2,6 gAjuda a combater a prisão de ventre e o colesterol ruim.
Vitamina A
Carotenóides
933 mcg
56000 mg
Componentes antioxidantes importantes para proteger as células do organismo e melhorar o bronzeado.

Benefícios da cenoura crua

Os benefícios da cenoura crua são, principalmente, fortalecer a saúde dos dentes e da boca, e um dos motivos é porque, ao morder a cenoura, ela raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas presas dos dentes. A cenoura crua estimula as gengivas e provoca muita salivação que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca e também protege os dentes das cáries.

Benefícios da cenoura para o cabelo

Os benefícios da cenoura para o cabelo são tornar o cabelo mais forte, hidratado e brilhante, porque a cenoura tem carotenóides e vitamina A.
Além de ingerir a cenoura, também se pode aplicar o óleo ou máscara de cenoura diretamente nos cabelos para que fiquem mais suaves e saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário