segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Benefícios da Cenoura



Benefícios da cenoura
Por: Tatiana Zanin
Um dos principais benefícios da cenoura é que ajuda a fortalecer a saúde dos dentes e da boca. Isto acontece especialmente quando a cenoura é ingerida crua devido ao ato de morder a cenoura que raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas presas dos dentes.
Além disso, a cenoura crua também estimula a produção de saliva que, sendo alcalina, equilibra a quantidade de bactérias na boca, protegendo também contra as cáries. No entanto, a cenoura também possui outros benefícios como:
  • Ajudar a alcançar o bronzeado mais rapidamente: a cenoura é rica em betacaroteno e, por isso, estimula a produção de melanina, o pigmento que dá a cor mais escura para a pele;
  • Manter a pele hidratada: devido à presença de antioxidantes e vitamina A, melhora a qualidade da pele prevenindo a formação precoce de rugas, pele seca e manchas;
  • Ajudar a emagrecer: tem poucas calorias e contém muitas fibras, contribuindo para a redução da fome frequente;
  • Prevenir doenças cardiovasculares: é rica em carotenóides, substâncias antioxidantes que evitam o envelhecimento das células, prevenindo o surgimento de doenças do coração;
  • Reduzir colesterol: devido à sua composição rica em fibras, evita a absorção de colesterol.
A cenoura é um vegetal que pode ser consumido em forma de suco ou purê, podendo também ser utilizado em saladas e bolos.

Informação Nutricional da Cenoura

A informação nutricional da cenoura se encontra na tabela abaixo e permite verificar que a cenoura é um alimento com poucas calorias, rico em água, sem gorduras e com uma boa quantidade de fibra.
ComponentesQuantidade por 100 g de cenoura
Benefícios da cenoura para a saúde
Energia19 caloriasExcelente para ser usada em dietas de emagrecimento.
Água92 gÓtimo alimento para combater a retenção de líquidos, tratar prisão de ventre e hidratar a pele.
Proteínas0,6 gNão sendo boa fonte de proteínas, possui alguns aminoácidos importantes.
Gorduras0 gMuito bom alimento para quem tem colesterol alto.
Carboidratos4,4 gVegetal que pode ser consumido por diabéticos, especialmente quando crú, por ter baixo índice glicêmico.
Fibras2,6 gAjuda a combater a prisão de ventre e o colesterol ruim.
Vitamina A
Carotenóides
933 mcg
56000 mg
Componentes antioxidantes importantes para proteger as células do organismo e melhorar o bronzeado.

Benefícios da cenoura crua

Os benefícios da cenoura crua são, principalmente, fortalecer a saúde dos dentes e da boca, e um dos motivos é porque, ao morder a cenoura, ela raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas presas dos dentes. A cenoura crua estimula as gengivas e provoca muita salivação que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca e também protege os dentes das cáries.

Benefícios da cenoura para o cabelo

Os benefícios da cenoura para o cabelo são tornar o cabelo mais forte, hidratado e brilhante, porque a cenoura tem carotenóides e vitamina A.
Além de ingerir a cenoura, também se pode aplicar o óleo ou máscara de cenoura diretamente nos cabelos para que fiquem mais suaves e saudáveis.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Osteoporose. O que fazer para prevenir?


osteoporose pode ser evitada?
Todas as pessoas podem fortalecer os seus ossos ao longo da vida e reduzir seu risco de desenvolver osteoporose.
A formação da massa óssea tem início na infância e vai até o início da vida adulta. Por volta dos 25 anos de idade temos o que chamamos de “pico de massa óssea”, etapa em que a densidade óssea atinge o seu pico. Após os 40 anos, começa a perda de massa óssea em decorrência da idade.
Nas mulheres, esta perda aumenta significativamente após a menopausa, quando há uma redução progressiva na produção de estrogênio e os ossos não mais se beneficiam dos seus efeitos protetores.
Um estilo de vida saudável, com dieta balanceada - rica em cálcio e vitamina D - associada à prática regular de atividades físicas ajuda na manutenção do saúde de todo o organismo, inclusive dos ossos.

Quais os cuidados que posso ter para manter meus ossos saudáveis?
  • Fazer refeições ricas em cálcio e vitamina D.
  • Manter uma rotina de atividades físicas regulares.
  • Não beber em excesso e não fumar.
  • Evitar o consumo de muito sal ou cafeína, pois eles podem levar a perda de cálcio pelo organismo.
  • Tomar sol sem filtro solar por pelo menos 15 minutos ao dia, antes das 10 horas ou após às 15 horas.
  • Manter um peso corporal saudável.

As crianças devem ter algum cuidado especial para prevenir a osteoporose?
Tanto crianças, quanto adolescentes devem:
  • Ter assegurada a ingestão ideal diária de cálcio e vitamina D.
  • Evitar a desnutrição ou uma nutrição inadequada.
  • Expor-se ao sol por pelo menos duas horas por semana, antes das 10 horas ou após às 15horas. Nas regiões em que isso não é possível, um médico deve orientar a reposição de vitamina D.
  • Manter a prática de uma atividade física regular para estimular o crescimento ósseo.
  • Evitar ambientes com adultos fumantes e também o fumo na adolescência.
  • Receber orientações sobre o risco do consumo exagerado de bebidas alcóolicas.

Como a nutrição pode ajudar?
vitamina D potencializa a ação do cálcio. Dietas ricas em cálcio e vitamina D ajudam a manter os ossos fortes, principalmente antes dos 30 anos, quando cria-se uma reserva de cálcio nos ossos.
O corpo produz vitamina D quando a pele está exposta ao sol. Algumas pessoas obtêm toda a vitamina D que precisam através da exposição ao sol, outras necessitam de tomar vitamina D através de suplementos que devem ser orientados por um profissional de saúde.
Boas fontes de cálcio são:
  • Leite desnatado ou integral, iogurte, coalhada, ricota, queijos em geral
  • Cereais
  • Brócolis, espinafre, agrião, salsão, couve manteiga, mostarda, quiabo, taioba
  • Sardinha em lata
  • Bacalhau
  • Feijão, grão-de-bico, soja
  • Gergelim, orégano, hortelã, semente de girassol
  • Azeitona verde
  • Amêndoas
  • Gelatina
  • Ameixa preta, damasco, figo, laranja, morango
  • Chocolate
  • Comidas enriquecidas com cálcio como alguns sucos de frutas, cereais ou pães.

Qual a quantidade de cálcio e vitamina D que eu devo ingerir?
A tabela abaixo mostra a quantidade de cálcio e de vitamina D que deve ser ingerida de acordo com a idade:

Idade Cálcio Vitamina D
 
 0 a 6 meses 210 mg   200 UI
 7 a 12 meses 270 mg 200 UI
 1 a 3 anos 500 mg 200 UI
 4 a 8 anos 800 mg 200 UI
 9 a 18 anos 1.300 mg 200 UI
 19 a 50 anos  1.000 mg 200 UI
 51 a 70 anos 1.200 mg 400 UI
 Acima de 70 anos 1.200 600 UI

Por que os exercícios físicos colaboram para evitar a osteoporose?
Exercícios físicos estimulam o crescimento saudável dos ossos, pois auxiliam na formação óssea e retardam a perda óssea nos idosos. Eles devem ser realizados com a orientação de um profissional competente e atuante.

Qual o tipo de exercício que devo fazer?
O mais importante é escolher uma atividade física que lhe dê prazer ao realizá-la.
Algumas modalidades colaboram para aumentar a força óssea, tais como:
  • Caminhada
  • Corrida
  • Escalar montanhas ou subir escadas
  • Musculação
  • Tênis
  • Dança
  • Tai chi chuan: é o exercício ideal para fortalecer o corpo e melhorar o equilíbrio

Como posso prevenir quedas?
Homens e mulheres com osteoporose precisam evitar quedas, devido ao risco de fraturas potencialmente graves.
Algumas razões pelas quais as pessoas caem são:
  • Comprometimento da visão
  • Perda de equilíbrio
  • Certas doenças que alteram a marcha (a maneira como as pessoas andam)
  • Alguns tipos de medicamentos, como medicamentos para dormir.
Dicas de como evitar quedas:
  • Use uma bengala caso você tenha dificuldade de locomoção
  • Use calçados com sola de borracha, antiderrapantes e evite saltos altos
  • Caminhe na grama , evite pisos escorregadios
  • Substitua os pisos escorregadios de sua casa por pisos de borracha ou carpete
  • Retire os tapetes de sua casa
  • No banheiro, coloque um piso antiderrapante e alças nas paredes próximas ao chuveiro, ao vaso sanitário e à banheira para segurar em caso de desequilíbrios
  • Não deixe objetos espalhados pelo chão
  • Mantenha os cômodos da casa iluminados
  • Mantenha uma lanterna elétrica ao lado de sua cama
  • Procure ter um telefone sem fio ao seu lado, para evitar que você corra para atender chamadas e para ajudá-lo caso tenha que pedir a ajuda de alguém.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Conheça os benefícios do cálcio



O cálcio é um mineral essencial para o organismo, porém o consumo ainda é muito baixo entre os brasileiros. Procuramos com esse post informar nossos leitores sobre as principais funções que esse mineral desempenha no corpo, já que são inúmeras.Vale ressaltar que 99% do cálcio no nosso organismo estão nos ossos e nos dentes e 1% restante está no sangue, nos fluidos extracelulares (fora das células) e no interior das células, regulando funções essenciais.
A nutricionista Fernanda Serpa* selecionou as principais funções do mineral. Fique atento para ter uma vida saudável.
Ossos e dentes: a função mais importante está em desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. É mais requisitado durante os períodos de rápido crescimento e desenvolvimento, incluindo infância, gestação e lactação;
Contração muscular: ajuda na iniciação da contração muscular. Assim sendo, o cálcio atua no ciclo “contração e relaxamento” que regula os batimentos cardíacos;
Coagulação sanguínea: o mineral está envolvido em diversos passos do mecanismo de coagulação sanguínea;
Função enzimática: o cálcio ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas;
Transmissão nervosa: atua na regulação e transmissão de impulsos nervosos.
Atenção: Os principais sinais e sintomas da deficiência de cálcio são:
Dentes frágeis, unhas fracas e quebradiças, queda de cabelo, pele seca com descamação e rachadura, cãibra, taquicardia, formigamento, contrações musculares contínuas, convulsões, diminuição da memória, insônia, irritabilidade e agitação.
Amigos dos cálcio: Leite, queijo, tofu, gergelim, sardinha, salmão, amêndoas, proteína de soja, linhaça e iogurtes.
Fernanda Serpa - Nutricionista graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Clínica (Clínica Médica e Cardiologia)e diretora e docente da empresa Nutconsult. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Quais os benefícios da laranja?

laranja_beneficios

Laranja é uma fruta cítrica popular por seu sabor doce e picante. Elas pertencem à família Rutaceae e são cultivadas e consumido em todo o mundo. As Laranjas são geralmente consumidos frescos. Elas também são usados ​​frequentemente em diversos sucos, saladas, doces, geleias e marmeladas. Sorvetes, bolos e tortas usar sabor de Laranja por seu aroma e sabor. Leia mais para saber os inúmeros benefícios nutricionais da laranja para saúde.
Valor Nutricional da Laranja: Laranja é rico em açúcar e carboidratos. Elas fornecem energia e contém cerca de 50 calorias por 100 gramas de consumo. A Laranja é conhecida por ser rica em fibras e vitamina C. Além da Vitamina C, A Laranja contém Vitamina A, Vitamina B e Vitamina E. e os Minerais, como o FerroZincoPotássioCálcioMagnésio e Manganês.
Benefício da Laranja para Coração: As Laranjas contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. Produção de Apo B é significativamente reduzida no corpo, devido ao consumo da laranja. A apo B é conhecida por desempenhar um papel vital na produção de colesterol LDL. além disso, A Laranja contém limonina que limita o desenvolvimento de Apo B, A Laranja contém um outro composto conhecido como pectina. A pectina é conhecida para absorver todas as gorduras que contêm níveis elevados de colesterol. é, também é uma fonte de Potássio. Quantidade inadequada deste mineral pode causar doenças cardíacas como a arritmia.
Benefício da Laranja Na Prevenção do Câncer: O Câncer podem ser restringida pela sua ingestão. Laranja contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Auxiliares de limoneno em estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele pode ser evitado por ele.
Laranja é uma rica fonte de Vitamina C que é conhecida em restringir o câncer, uma vez que protege contra nitrosaminas, que são conhecidos por serem agentes de Câncer que são encontrado nos alimentos. Assim, o consumo de Vitamina C é conhecida por ser útil contra o Câncer da Boca, estômago e do esófago. Laranja contém pectina, que ajuda na formação de uma camada protetora sobre a membrana mucosa do cólon e ajuda a remover os ataques de várias toxinas. Isso ajuda na prevenção do câncer de cólon.
Laranja aumenta a imunidade: Laranja é uma das principais fontes de vitamina C. A Vitamina C é um anti-oxidante natural, que protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colagénio na pele. Além disso, A Vitamina C mantêm afastado doença causando micro-organismos. O Flavonóides como hesperetina, naringina e naringenina estão presentes na Laranja. Eles são conhecidos em aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.
Laranja é rica em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. A queima de gorduras é acionado por ele. Ele também ajuda a reparar danos ao DNA.
Laranja Melhora a Digestão: As Laranjas são ricos em fibras que ajuda no movimento intestinal adequada. Eles, juntamente com a vitamina C ajuda na produção e liberação de sucos digestivos, com isso irá ajuda na promoção da digestão pela desintegração adequada de partículas de alimentos. Azia e inchaço pode ser reduzido pelo seu consumo.
Benefício da Laranja para pele: Laranja é conhecido por ter propriedades adstringentes e tonificantes. os Antioxidantes e Vitamina C faz a Laranja ser muito benéfica para a saúde da pele. Os Antioxidantes por sua vez, ajuda no combate dos radicais livres que podem causar câncer de pele, Rugas, manchas e sinais de envelhecimento precoce.

OUTROS BENEFÍCIOS DA LARANJA PARA SAÚDE

  • As Laranjas são ricos em Vitamina A e beta-caroteno, que ajudam na proteção dos olhos. Xeroftalmia (secagem da córnea) pode ser prevenida.
  • A Casca dd laranja é conhecido por ser uma forma natural e saudável de limpar os dentes. Uma pasta a Base da Casca de Laranja irá polir os dentes.
  • Laranja podem ser consumida durante a gripe, a tosse e frio. Eles contêm Vitamina C que proporciona um efeito calmante em tais condições. Bronquite, asma e outras problemas viral podem ser evitada através da sua ingestão.
  • Casca da Laranja contém uma enorme quantidade de Cálcio. que Podem ser consumida para obter ossos mais fortes e restringir as doenças como a osteoporose.
  • Laranja e a sua casca podem ser consumido para evitar mau halito. Seu entusiasmo e aroma doce pode fornecer uma sensação de frescura na boca.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Você conhece o gengibre?

benefícios do gengibre na saúde



Gengibre tem sido usado como um remédio natural para muitas doenças durante séculos. Agora, a ciência está a aproximar-se e pesquisadores de todo o mundo estão descobrindo que o Gengibre faz maravilhas no tratamento de todos os tipos de Câncer, desde a enxaqueca. Continue lendo sobre os 10 Benefícios do Gengibre Para saúde.
Benefícios do Gengibre no Tratamento do Câncer do Ovário: Gengibre pode ser a arma poderosa no tratamento de câncer de ovário. Estudo realizado descobriram que o Gengibre em pó induz a morte celular em todas as células de câncer de ovário para o qual foi aplicado.
Benefícios do Gengibre na Prevenção do Câncer de Cólon: Um estudo da Universidade de Minnesota descobriram que o Gengibre podem retardar o crescimento de células de câncer colorretal.
Benefícios do Gengibre contra Enjoo matinal: Uma revisão de vários estudos concluiu que o Gengibre é tão eficaz como a vitamina B6 no tratamento da doença de manhã.
Benefícios do Gengibre Contra Náuseas: Gengibre Mostrou-se ser um remédio eficaz para a náusea associada com a doença de movimento.
Benefícios do Gengibre ao Reduzir Dores e Inflamações: Um estudo mostrou que o Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é um potente analgésico natural.
Benefícios do Gengibre no Alívio de Azia: Gengibre tem sido usado como um remédio natural para azia. É mais frequentemente feita sob a forma de chá para esta finalidade.
Benefícios do Gengibre contra Gripe e Resfriados:Gengibre tem sido muito utilizado como um tratamento natural para resfriados e gripe. Muitas pessoas acham gengibre para ser útil no caso de gripes ou intoxicação alimentar, o que não é surpreendente, dado o gengibre tem efeitos positivos sobre o aparelho digestivo.
Benefícios do Gengibre no Alívio das Enxaquecas: Estudos Realizados mostrou que o Gengibre podem proporcionar alívio da enxaqueca, devido à sua capacidade de parar de prostaglandinas de causar dor e inflamação nos vasos sanguíneos. 
Benefícios do Gengibre para Cólicas Menstruais: Na medicina chinesa, o Chá de Gengibre com açúcar mascavo é usado no tratamento de cólicas menstruais.
Benefícios do Gengibre na Prevenção da Nefropatia Diabética: Um estudo feito em ratos diabéticos descobriram que os ratos que receberam gengibre teve uma menor incidência de nefropatia diabética (lesão renal).

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Benefícios da Beterraba

Beterraba-2

Retirado de: www.saudedica.com.br

Beterraba é um vegetal de cor vermelha, que é doce e possuir vários benefícios para saúde. Além disso, A Beterraba podem ser comido cru, grelhado, cozido ou assado. Elas são usados ​​em várias saladas, sopas e molhos. Leia Mais sobre os benefícios nutricionais da Beterraba Para saúde.
Benefícios Nutricionais da Beterraba: Beterraba é um vegetal de baixo teor calórico. Ela fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela fornece antioxidantes e vários minerais, como o Ferro, sódio, PotássioMagnésio. A cor vermelha da Beterraba é devido à presença de betaína, que ajuda na saúde cardiovascular. Além disso, A Beterraba também é uma excelente fonte de fibra dietética que ajudam na digestão.
Benefícios da Beterraba Para a Pele: A Beterraba é rica em anti-oxidantes. Elas ajudam a pele a partir de processos de oxidação dos radicais livres. A Beterraba é também um desintoxicante natural, que purifica o sangue e faz a pele brilhar. Além disso, O suco deBeterraba tem sido significativamente benéfico contra furúnculos e espinhas. O consumo de suco de Beterraba também reduz a inflamação da pele e funciona como uma substância anti-envelhecimento. A Beterraba é uma fonte de licopeno, que é um potente anti-oxidante. O Licopeno ajuda a manter a elasticidade da pele e protege a pele das radiações solares.
Benefícios da Beterraba Para Coração: Os carotenóides e os flavonóides presentes na Beterraba são poderosos antioxidantes que ajudam na redução de colesterol mau (LDL) nas artérias. Elas ajudam na prevenção da formação de placas nas artérias. Além disso, A Beterraba é uma excelente fonte de fibras que ajudam na redução do colesterol e os níveis de triglicéridos no corpo. Além de aumenta o bom colesterol (HDL).
Beterraba é rica em nitratos. Estes nitratos ajudam na produção de óxido nítrico no sangue, que alarga os vasos sanguíneos, subsequentemente baixando a pressão do sangue do corpo. Dilatação dos vasos sanguíneos leva a um maior consumo de oxigênio e redução da pressão arterial. A betaína é presente na Beterraba, que ajuda na redução da homocisteína, que podem ser prejudicial para os vasos sanguíneos.
Benefícios da Beterraba Para Fígado: A Betaína e metionina da Beterraba ajudam no bom funcionamento do fígado e a Beta-cianina ajudam no processo de desintoxicação do sangue e do fígado, protegendo assim as células do fígado. O funcionamento adequado do fígado ajuda na desintegração adequada de gorduras do corpo que são formadas por consumo de álcool ou falta de ingestão de proteínas. Fígado eficiente também ajuda na prevenção de náuseas e fadiga.
Beterraba Previne o Câncer: A Betacianina presente na Beterraba ajuda na inibição da formação de células de câncer no corpo. Elas reduzem o metabolismo das células cancerosas.Tem também a Nitrosamina que prevenir a formação de células cancerígenas. Além disso, A Beterraba auxilia na redução dos efeitos citostáticos e aumento do apetite. ABeterraba Prevenir o surgimento dos câncer de cólon, pele e de mama.
Benefícios da Beterraba Para Diabéticos: Beterraba possuir um alto teor em fibras que ajudam a controlar o nível de açúcar no organismo. A Beterraba tem também um alto índice glicêmico, mas tem baixa carga glicémico. A taxa de conversão de glucose no corpo é bastante baixa da Beterraba.
Beterraba Reduz Anemia: A anemia é, basicamente, a falta de contagem de glóbulos vermelhos no sangue. Suco de Beterraba contém Ferro, que regenera e ativa RBC no sangue. A ingestão de ferro ajuda a aumentar o nível de hemoglobina do sangue. Beterraba ajuda assim na prevenção de tonturas, fadiga, lutando contra anemia. Ela também fornece uma boa circulação de oxigênio no corpo que ajudam contra a inquietação e insônia.
Beterraba Melhora a Digestão e Previne a Constipação: A Beterraba é rica em fibra alimentar que ajuda a digestão e melhora a evacuação. Suco de Beterraba aciona o funcionamento dos nervos nos intestinos, Por isso, A Beterraba Podem ser muito útil contra hypochlorhydria. Hipocloridria é baixo teor de ácido no estômago causada por estresse, álcool e má alimentação. Suco de Beterraba ajuda a manter a quantidade de ácido à direita do corpo. Além disso, A Beterraba auxilia no amolecimento das fezes e, assim, previne a constipação.
Beterraba Ajuda na Prevenção de Perda Memória e Demência: Beterraba melhorar o fluxo de sangue no corpo, Os Nitratos da Beterraba são convertidos em nitritos. Estes nitritos ajudar na abertura dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro. Portanto, AsBeterrabas auxiliam e melhoram o fluxo de sangue nos lobos frontais do cérebro e interromper o processo de perda de memória e demência.
Beterraba Auxilia na Perda de Peso e no Aumento da Resistência: Beterraba fornece apenas 40 calorias. É ainda livre de gordura o que o torna muito útil na Perda de peso. Além disso, A Beterraba contém grande quantidade de nutrientes e minerais que rejuvenescer o corpo. Ela ajuda a aumentar a resistência e durabilidade do corpo. Os nitratos são convertidos em óxido nítrico e reduzir o consumo de oxigênio durante o exercício. Beterraba também reduz a velocidade à qual os músculos utiliza energia (trifosfato de adenosina). 
Benefícios da Beterraba Para Cabelo: Os carotenóides da Beterraba tornam benéficos para o crescimento efetivo do cabelo. Isso ajuda a manter a textura brilhante e melhora a qualidade e espessura do cabelo.
Outros Benefícios da Beterraba:
  • Beterraba contém Luteína e Zeaxantina, que ajuda na prevenção de problemas com os olhos relacionados com a idade.
  • Beterraba é muito útil contra as radiações nocivas. Ela é rica em fibras e contém lignina que protegem contra estas radiações.
  • O Suco de Beterraba é alcalina e ajuda a estabilizar o teor de ácido.
  • Beterraba é benéfica para as mulheres grávidas, pois reduz o risco de defeitos do tubo neural em recém-nascido.